quarta-feira, 17 de outubro de 2012

VII Ciclo Síntese de Música Contemporânea encerra com música de João Pedro Delgado

A sétima edição do Síntese - Ciclo de Música Contemporânea da Guarda encerra na próxima sexta-feira, dia 19, com um concerto inteiramente preenchido com obras de João Pedro Delgado.

Violetista em formações como o Quarteto S. Roque ou o Síntese - Grupo de Música Contemporânea, João Pedro Delgado tem vindo a revelar-se em felizes incursões como solista, de que se destaca a edição recente de um CD com música para viola d'arco solo.

Neste concerto revela-se na sua faceta de compositor,  falando-nos assim da sua música:

Como disse Gasset, a arte desumanizou-se e, digo eu humildemente, ao desumanizar-se talvez tenha deixado de ser arte… O que procurei, ao construir as obras a apresentar neste concerto, - muito modestamente, é certo -, foi um certo regresso à música enquanto diálogo, à arte enquanto sublimação da humanidade, ao momento artístico enquanto consequência natural da acção do homem - já a compor, já a tocar, como também a ouvir: a estrutura enquanto instrumento ao serviço do conteúdo, a gramática subordinada à acção e à emoção, a forma enquanto ergonomia musical ao serviço da “justa medida”. Interpretação, composição, audição, emoção: quatro conceitos que é necessário unir. Neste ponto, como disse José Gomes Ferreira, “é urgente voltar ao romantismo”

Para dar a conhecer a sua música ao público do Teatro Municipal da Guarda, João Pedro Delgado convidou um grupo de músicos que inclui a cantora Helena Neves, o violoncelista Rogério Peixinho, o violinista Gustavo Delgado, o pianista Nuno Santos Dias e o saxofonista Carlos Canhoto.
  
Este será, assim, o concerto revelação nesta edição de um ciclo que colocou a Guarda no mapa da música contemporânea portuguesa e no qual foram já estreadas, ao longo de sete anos, obras de compositores como Christopher Bochmann, Pedro Amaral, António Chagas Rosa, Amílcar Vasques Dias, Eduardo Patriarca, Sérgio Azevedo, Paulo Vaz de Carvalho, Duarte Dinis Silva, José Carlos Sousa ou Helder Gonçalves.

O concerto terá lugar no Pequeno Auditório do Teatro Municipal da Guarda, no dia 19 de Outubro, às 21h30. 

Os bilhetes são acessíveis e o programa altamente recomendável. Não falte!

Mais informações na página do TMG.


O Síntese - VII Ciclo de Música Contemporânea da Guarda é uma co-organização do Teatro Municipal da Guarda e do Síntese - Grupo de Música Contemporânea.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário